quinta-feira, 23 de fevereiro de 2012

Mato Grosso do Sul




Bandeira de Mato Grosso do Sul


A bandeira de Mato Grosso do Sul foi instituída pelo Decreto Estadual nº1 de 1 de janeiro de 1979
Foi projetada por Mauro Michael Munhoz. Em 2005, foi criada a faixa governamental de Mato Grosso do Sul, tendo feitura harmônica com a bandeira e com o brasão. A faixa governamental também é oficializada como um símbolo do estado.
  • Decreto de criação
Art. 1º - Fica instituída a Bandeira do Estado de Mato Grosso do Sul, como consta do desenho em anexo, elaborada por Mauro Miguel Munhoz, e assim descrita pelo autor:
"O homem, em uma de suas mais características atitudes, sempre procurou representar seus sonhos, seus ideais, suas mais caras razões de viver, através de uma simbologia que transmitisse, não só a ele, mas também aos que o rodeiam, a magnitude de tais pensamentos.
Ideais trabalhados e realidade construída: Bandeira, Flâmula Magna, símbolo máximo a pairar sobre nossa Terra, pois, aparentemente frágil em sua haste, na realidade traduz a força conjunta de toda a população de um Estado.
Nosso símbolo é o do equilíbrio, da firmeza e da serenidade. Nós somos a estrela dourada que brilha no céu azul da esperança, a simbolizar a riqueza do nosso labor.
As metas e os campos do nosso Estado representam um desafio, mas ao mesmo tempo, a consciência da preservação do nosso verde, de nosso tesouro maior, que é a própria natureza.
Nós somos o Estado do equilíbrio, onde chaminés siderúrgicas e áreas florestais coexistirão pacificamente, lado a lado.
Entre o verde e o azul, na convergência prática de todas as nossas atitudes, nós somos a faixa branca do porvir, a alvidez serena da amizade entre os povos."
  • Descrição Geométrica
Retângulo com proporções de 10 (dez) unidades de comprimento por 7 (sete) unidades de altura, de cuja extremidade inferior esquerda ergue-se, a 45º, faixa branca com 2 (duas) unidades de espessura. Na parte superior da dita faixa, completa o retângulo de cor verde, enquanto que, na de baixo, a cor é azul. Em sua extremidade inferior direita, está a estrela dourada de 5 (cinco) pontas".



Bandeira não-oficial utilizada no Mato Grosso do Sul, entre 1977-1979.


Bandeira não-oficial também utilizada no Mato Grosso do Sul, entre 1977-1979.


Bandeira do governador de Mato Grosso do Sul.


Brasão de Mato Grosso do Sul



O escudo de Mato Grosso do Sul foi adotado pelo Decreto Estadual nº 2, de 1º de Janeiro de 1979. Foi projetado por José Luiz de Moura Pereira.

Características simbólicas

O brasão de armas do Estado de Mato Grosso do Sul é representado por um escudo com o interior dividido em duas parte horizontais. A parte superior de cor azul céu profundo representando o céu e a esperança, e uma estrela amarela no meio. A parte inferior verde representando os campos e as matas. Há uma onça-pintada, um dos animais-símbolo do Pantanal Mato-Grossense.
As estrelas em volta do escudo representam os municípios do Estado. Ladeando o escudo há um ramo de Café, à esquerda, e um ramo de Erva-mate (Ilex matogrossense, conhecida também como Ilex paraguariensis), à direita, representando as duas culturas que tiveram importância histórica na região. Partindo de trás do escudo e na metade horizontal, estão 9 raios solares; 8 inteiros e um cortado ao meio descendo no horizonte. Repare que os raios solares se iniciam na mesma linha de divisão do interior do escudo.
Uma fita na parte inferior consta a data de criação do Estado (11 de outubro de 1977) e o nome do Estado.



Hino do estado de Mato Grosso do Sul


Letra por Jorge Antonio Siufi e Otávio Gonçalves Gomes
Melodia por Radamés Gnattali
 
 
 
Os celeiros de farturas
Sob um céu de puro azul
Reforjaram em Mato Grosso do Sul
Uma gente audaz

Tuas matas e teus campos
O esplendor do Pantanal
E teus rios são tão ricos
Que não há igual

Estribilho:
A pujança e a grandeza
De fertilidades mil
São o orgulho e a certeza
Do futuro do Brasil

Moldurados pelas serras
Campos grandes: Vacaria
Rememoram desbravadores heróis
Tanta galhardia!

Vespasiano, Camisão
E o tenente Antônio João
Guaicurus, Ricardo Franco
Glória e tradição!

(Estribilho)
 
 
 
Link para baixar o hino do Mato Grosso Do Sul
 



Nenhum comentário:

Postar um comentário